Flavio Cruz

O velho diabo


Conta a história que Bartolomeu Bueno da Silva, o grande bandeirante, andava à procura de ouro pelas terras paulistas. Pediu ajuda aos índios em sua empreitada, mas eles não queriam, como se costuma dizer, “entregar o ouro”. O manhoso aventureiro derramou um pouco de aguardente num recipiente e colocou fogo. Disse, então, que ele incendiaria os rios, se eles não lhe dessem a informação. Diante de tal ameaça de destruição, eles cederam e deram-lhe o apelido de Anhanguera, que significa “diabo velho” ((anhang + puera).
Cada época tem seus demônios lançando ameaças contra os mais fracos. Nós também temos os nossos e até sabemos quem eles são. Só não sabemos qual é nossa aguardente e qual é nosso fogo. Quando descobrirmos sua artimanha, já terão tirado nosso “ouro” também. E, talvez, nossos descendentes igualmente os homenageiem, dando seus nomes a bonitos locais. Como nós fizemos com nosso antepassado Anhanguera. Por que nós veneramos nossos algozes? Não sei, não sei...
 

Alle Rechte an diesem Beitrag liegen beim Autoren. Der Beitrag wurde auf e-Stories.org vom Autor eingeschickt Flavio Cruz.
Veröffentlicht auf e-Stories.org am 08.06.2015.

 
 

Leserkommentare (0)


Deine Meinung:

Deine Meinung ist uns und den Autoren wichtig! Diese sollte jedoch sachlich sein und nicht die Autoren persönlich beleidigen. Wir behalten uns das Recht vor diese Einträge zu löschen! Dein Kommentar erscheint öffentlich auf der Homepage - Für private Kommentare sende eine Mail an den Autoren!

Navigation

Vorheriger Titel Nächster Titel

Mehr aus der Kategorie "Historisches / Geschichte" (Kurzgeschichten in portugiesischer Sprache)

Weitere Beiträge von Flavio Cruz

Hat Dir dieser Beitrag gefallen?
Dann schau Dir doch mal diese Vorschläge an:


A mulher do advogado - Flavio Cruz (Humor / Witziges)
Bad year 2021 - Rainer Tiemann (Historisches / Geschichte)
Bad year 2021 - Rainer Tiemann (Historisches / Geschichte)